quarta-feira, 19 de março de 2008

SPAM! Não agüento mais...


Talvez você não saiba o significado desta palavra mas, com toda certeza, se possui um endereço de e-mail, você já foi vítima de spam. Este é o nome dado aos e-mails contendo ofertas, correntes, campanhas, enfim, todo aquele lixo que se acumula na nossa caixa postal eletrônica e que toma muito do nosso tempo para podermos selecionar o que realmente deve ser lido.

Ninguém sabe ao certo o porquê deste nome. Alguns dizem que é por causa de uma marca de presunto enlatado americano (que não é lá grandes coisas). Outros dizem que é por causa de um episódio do humorístico Monty Python, onde os personagens repetiam incessantemente a palavra spam em uma cena sem muito sentido (como de costume).

Ultimamante os órgãos de defesa dos direitos do cidadão nos Estados Unidos declararam guerra contra o spam. Principalmente contra os que tentam ludibriar os desavisados, solicitando que enviem donativos para instituições inexistentes. Disseram que vão ocorrer muitas prisões e que os suspeitos já foram identificados. Pena que eles só podem agir lá na terra de Tio Sam.

Agora o que me deixa intrigado é o seguinte: quem envia o spam? Será que estas pessoas não são usuárias de e-mail? Será que elas também não se irritam com o enorme volume de lixo, que chega irremediavelmente às suas caixas postais? Você conhece alguém que goste de receber spam? Você conhece alguém que admita praticar este ato abominável? Mas se ninguém envia, como é que eu recebo tanto spam?

Eu acho que este caso se compara ao das canetas Bic e dos guarda-chuvas. Existe uma teoria de que há uma dimensão paralela à nossa, onde vão parar todos isqueiros, canetas e guarda-chuvas perdidos, pois eu já perdi um monte destes objetos, sei que muita gente também já perdeu e entretanto, nunca achei nenhum. E você? Já achou?

Talvez eles estejam na terra dos Spammers...

Nenhum comentário: