segunda-feira, 7 de abril de 2008

Amazon.com: A queridinha da Web

Quem inaugurou o comércio eletrônico, pra valer, foi Jeff Bezos com a Amazon.com, em 1994. Até então apenas cientistas, professores e pesquisadores usavam a Web. Nada era vendido através de computadores, a não ser algumas camisetas para nerds. A rede tinha o nobre objetivo de servir de base para o intercâmbio de informações científicas e educacionais. Isso mudou pra valer quando as empresas se inspiraram no exemplo da Amazon, que em três anos de existência saiu do nada para ser a maior vendedora de livros do mundo.

Obcecada pela satisfação do cliente, a empresa criou a fama de atender a todos os desejos de seus clientes. Ela pagou um preço muito alto por isso. Em seus 7 primeiros anos de operação, a empresa ainda não havia obtido lucro.

Apesar disso, ela é responsável por grande parte das inovações tecnológicas e de marketing que aconteceram no e-commerce. Muitas das idéias da equipe de Bezos foram copiadas, com sucesso, por concorrentes nos Estados Unidos e ao redor do mundo.

Finalmente a Amazon obteve lucro – ainda que pequeno – no final de 2001 e vem melhorando sua performance ano a ano. Muitos clones da empresa surgiram, inclusive no Brasil. A empresa Booknet – que mais tarde viria a se tornar Submarino – é um exemplo. Segue fielmente seus passos e também vem apresentando resultados muito positivos.

Hoje, tanto a Amazon quanto seus clones, partiram para a diversificação. Vendem de tudo e de todas as formas. O crescimento do comércio eletrônico começa a afetar o comércio tradicional, pois o acesso à Web está muito mais popular e as lojas tradicionais são questionadas por seus preços e formas de pagamentos, pois é muito fácil consultar e comparar preços e mesmo adquirir produtos em lojas virtuais ou através de sites de leilão, como o Mercado Livre.

Os maiores beneficiados são aqueles que moram longe dos grandes centros. A Web dá acesso a produtos e serviços que não são encontrados no interior do país. Na próxima vez que fizer compras, verifique os preços online para saber se os comerciantes locais estão cobrando um preço justo. Se o interesse for comprar livros em inglês, a Amazon vence todos os comerciantes locais, mesmo pagando o frete dos EUA para o Brasil.

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