domingo, 14 de setembro de 2008

Existe "Blog Corporativo"?


Muitas pessoas gostariam de ter o seu próprio Website para poder expor a si próprio ou a algum assunto do seu interesse, mas as ferramentas para criar e publicar sites ainda são um pouco assustadoras para a maioria dos usuários iniciantes.


O Blog é uma maneira fácil de publicar suas idéias na Web, sem necessitar qualquer conhecimento de softwares específicos. Basta usar o seu browser (navegador) e se cadastrar gratuitamente em um servidor de blogs. Mais ainda: você pode blogar sem usar um computador convencional, como o desktop ou um notebook, mas simplesmente usando seu telefone celular ou seu PDA (Personal Digital Assistant), seu smartphone e, quem sabe um dia, você vai poder fazer um post no seu blog através do pensamento.

Os Blogs são, de certa forma, um retorno às origens da Web. Houve uma época em que as empresas ainda não tinham descoberto o potencial da Web para o comércio e a publicidade e você encontrava apenas pessoas querendo se comunicar e se encontrar.


Você pode pensar que o Blog é simplesmente a transposição de um diário para a Web. Em certo ponto você tem razão. Grande parte dos Blogs é composta de diários pessoais. Mas por que então eu me interessaria por ler o diário de outra pessoa? Pelo mesmo motivo que você lê romances, biografias, assiste a filmes, peças, novelas, reality shows, etc.


Blogar transformou-se em uma forma de expressão e exibicionismo. Também é uma forma de democratizar a palavra. Todos podem se expressar sobre o que quiserem, como quiserem e quando quiserem. Se alguém quer ler o que você escreve, legal. Senão, você pelo menos tentou.


Todos aqueles poetas, romancistas, fotógrafos, jornalistas que não conseguiam um canal para se expressarem, agora se apóiam nos blogs para publicarem sua produção. Assim como em toda a Web, nos blogs também há muito lixo e muito material excelente. Basta saber garimpar as verdadeiras pepitas de ouro e não se importar com o cascalho que vem de bônus.


E os blogs corporativos? A rigor eles não existem, pois está no DNA do blog a natureza pessoal. Se alguma empresa paga alguém para publicar um blog, o resultado disso já deixou de ser um blog e passou a ser um site ou uma peça de propaganda. Blogs são pessoais e podem até ter objetivos comerciais, mas não vamos misturar alhos com bugalhos: blog é blog, site é site.

Nenhum comentário: