quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Fofoca Eletrônica, na Velocidade dos Blogs



Você sabe o que é um Blog? É a maneira mais divertida de se expressar através da Web. Blogar pode ser sinônimo de se comunicar, se expressar... viver on-line.

Muitas pessoas gostariam de ter o seu próprio Website para poder expor a si próprio ou a algum assunto do seu interesse, ou simplesmente fofocar, mas as ferramentas para criar e publicar sites ainda são um pouco assustadoras para os usuários iniciantes.

O Blog é uma maneira fácil de publicar suas idéias na Web, sem necessitar qualquer conhecimento de softwares específicos. Basta usar o seu browser (navegador) e se cadastrar gratuitamente em um servidor de blogs.

Os Blogs são, de certa forma, um retorno às origens da Web. Houve uma época em que as empresas ainda não tinham descoberto o potencial da Web para o comércio e a publicidade e você encontrava apenas pessoas querendo se comunicar e se encontrar.

Você pode pensar que o Blog é simplesmente a transposição de um diário para a Web. Em certo ponto você tem razão. Grande parte dos Blogs é composta de diários pessoais. Mas por que então eu me interessaria por ler o diário de outra pessoa? Pelo mesmo motivo que você lê romances, biografias, assiste a filmes, peças, novelas, reality shows, etc.

Blogar transformou-se em uma forma de expressão e exibicionismo. Também é uma forma de democratizar a palavra. Todos podem se expressar sobre o que quiserem, como quiserem e quando quiserem. Se alguém quer ler o que você escreve, legal. Senão, você pelo menos tentou.

Todos aqueles poetas, romancistas, fotógrafos, jornalistas que não conseguiam um canal para se expressarem, agora se apóiam nos blogs para publicarem sua produção. Assim como em toda a Web, nos blogs também há muito lixo e muito material excelente. Basta saber garimpar as verdadeiras pepitas de ouro e não se importar com o cascalho que vem de bônus.

Empresas estão fazendo uso de blogs corporativos, tomando emprestada a credibilidade que os blogs têm atualmente, para divulgar suas marcas, produtos ou serviços.

A grande sacada é que tanto elas (grandes corporações) quanto você (apenas um indivíduo) podem compartilhar o mesmo espaço, contando com os mesmos recursos. Portanto, aproveite. Basta ter criatividade e alguma coisa para contar.

Nenhum comentário: