Para falar de alta tecnologia, logicamente eu poderia ter escolhido nomes como IBM, Hewlet Packard, Apple, Microsoft, Dell, Intel, etc. Mas o que todas estas empresas têm em comum? Fabricam e vendem equipamentos baseados em tecnologias desenvolvidas pela Xerox.
Em 1970 a Xerox criou na Califórnia um centro de pesquisas chamado PARC – Palo Alto Research Center. Neste local ela reuniu os cientistas mais visionários na área de tecnologia da informação, lhes deu liberdade criativa e um orçamento generoso para que trabalhassem em uma “Arquitetura da Informação”. Na época, pouca gente sabia o que era isso, inclusive a Xerox e seus cientistas.
Um dos primeiros produtos saídos do PARC foi a impressora a laser, em 1971. No ano seguinte foi criada a primeira linguagem de programação orientada a objetos, a SmallTalk. De lá também surgiram o padrão de comunicação em redes Ethernet (o mais usado no mundo todo ainda hoje), a arquitetura Cliente/Servidor (que é a base da Internet), a GUI - Interface Gráfica do Usuário (que é a base da interface de todos os sistemas operacionais atuais).
Do PARC surgiram grandes nomes na área de tecnologia, como Mark Weiser e Bob Metcalfe, dentre tantos outros cientistas premiados diversas vezes pela ACM – Association for Computer Machinery – devido ao valor de suas contribuições à indústria de Informática.
Recentemente o PARC tornou-se uma empresa de pesquisas independente. Porém não podemos deixar de reconhecer o papel fundamental que a Xerox desempenhou durante mais de três décadas, patrocinando o desenvolvimento da tecnologia da informação. Hoje, pode-se dizer que, se você está lendo este texto, é graças a uma ou mais tecnologias desenvolvidas pelos gênios do PARC. A Xerox cumpriu o seu papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário